Notícias

Hastear das Bandeiras Verdes Ecoescola

Teve lugar, no passado dia 25 de março, um momento significativo da vida do Projeto Eco Escola, o hastear das Bandeiras Verdes nas diferentes escolas e jardins-de-infância do nosso Agrupamento de Escolas.

Saliente-se que a atribuição das Bandeira Verde Ecoescolas é percebida como um certificado de qualidade ambiental atribuído às escolas, um reconhecimento público da existência de um Programa coerente e de qualidade em educação ambiental.

Estiveram presentes nesta atividade as crianças da educação pré-escolar e os discentes de diferentes graus de ensino – 1.º, 2.º e 3.º ciclos e Ensino Secundário - docentes, associações de pais, os presidentes de junta de freguesia de São Roque e Cucujães e União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo, o vereador da educação, Rui Luzes Cabral, e o Diretor, professor António Figueiredo.

Hastear Bandeiras verdes

Caminhos de Santiago: Uma Jornada Inesquecível para os Alunos do 12.º Ano

De 2 a 4 de abril, os alunos do 12.º ano deste Agrupamento der escolas embarcaram numa aventura inesquecível: a peregrinação pelos Caminhos de Santiago, de Pontevedra a Santiago de Compostela. 

Três dias de caminhada, entre paisagens deslumbrantes e momentos de profunda reflexão, marcaram esta experiência única que uniu alunos e professores numa jornada de autoconhecimento, superação e crescimento pessoal. 

A cada passo, os peregrinos fortaleceram laços de amizade, partilharam histórias e desafios, e aprenderam a valorizar a importância da perseverança, da entreajuda e do respeito pela natureza e pela cultura. 

Ao chegar a Santiago de Compostela, a sensação de conquista e emoção era evidente nos rostos de todos. A recompensa por tanto esforço foi a beleza incomparável da Catedral e a certeza de que esta experiência ficará para sempre gravada na memória e no coração de cada um/uma. 

A peregrinação pelos Caminhos de Santiago foi, sem dúvida, um marco inesquecível na vida dos discentes do 12.º ano. Uma jornada que os uniu, os ensinou e os fez crescer ainda mais como pessoas. 

caminhos

Festa do Futebol Feminino

fut feminino

Jovens Repórteres para o Ambiente

No âmbito do Projeto YRE (Young Reporters for the Environment) Jovens Repórteres para o Ambiente, os alunos do 12.º B, em articulação com uma escola da Turquia (ISTEK O. Acibadem Anadolu Lisesi), desenvolveram uma investigação relativa aos líquenes. O objetivo a alcançar com a mesma foi observar o efeito da poluição na biodiversidade e reconhecer os sinais da natureza à volta da escola, onde passamos uma boa parte do nosso dia…
Partilhamos o artigo para que possam tomar conhecimento das conclusões obtidas! Relevo para o trabalho das professoras Maria José Carqueja (Biologia e Geologia) e Márcia Silva (Inglês) na orientação da investigação e no apoio à língua Inglesa aquando da reunião online.

liquens

Estendal das Artes

Nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento estiveram em evidência duas exposições de arte. 

Assim, no âmbito da Articulação de Saberes e da disciplina de História, as turmas do 8.º ano da Escola Comendador Ângelo Azevedo elaboraram postais ilustrados alusivos ao Renascimento artístico. Na disciplina de História da Escola Dr. Ferreira da Silva , os alunos do 9.º ano elaboraram pinturas da arte Modernista. 
Todos estes trabalhos foram expostos sob a forma de estendal, promovendo, desta forma, a capacidade de pesquisa, a sensibilidade estética e a criatividade dos discentes, para além de alargarem a sua cultura geral. 
As pinturas, os desenhos e as esculturas apresentadas pelos nossos alunos despertaram emoções e relembraram como as diferentes correntes artísticas expressaram a visão da mundo e da humanidade ao longo dos tempos.
Estendal das artes

Escola Saudavel original 3nivel