Notícias

Dia da Europa – 9 de maio

Sessão: Mobilidades, migrações e refúgio

Dia da Europa, 9 de maio, data que assinala a declaração de Robert Schuman, assinada no do dia 9 de maio de 1950, que propôs uma Europa Unida, como garantia de paz.

Paz, uma das grandes conquistas desta União Europeia que, na primeira metade do século XX foi palco de duas guerras mundiais. De modo a assinalar esta data e no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, articulado com as AE de Inglês, Geografia e História A, na Biblioteca Escolar da Escola prof. Doutor Ferreira da Silva, no âmbito do programa CES vai à Escola, realizou-se uma sessão presencial Mobilidades, migrações e refúgio?

Esta sessão presencial foi orientada pela doutora Ana Filipa Neves, doutorada e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

No enquadramento duma perspetiva humanista, muitas foram as questões abordadas. Refletiu-se sobre os conceitos de refugiados, migrantes, emigrantes, imigrantes. Debateu-se sobre os possíveis contextos multifatoriais (ex.: perseguição; a fome; as alterações climáticas; a guerra…) que promovem as mobilidades populacionais. Identificaram-se os principais destinos. Refletiu-se sobre a diferença entre um refugiado ucraniano e um refugiado sírio e sobre as razões da União Europeia, aquando da invasão da Rússia da Ucrânia, ter ajudado rapidamente os ucranianos, ao mesmo tempo que, quando foi confrontada, anteriormente, com a crise de refugiados da Síria, se mostrou hesitante e pouco interventiva. Quais as principais razões? Localização geográfica? Racismo? Discriminação? Medo?

Por fim enfatizou-se a universalidade da dignidade humana e a necessidade de a Europa não criar barreiras, muros territoriais, mas antes ajudar qualquer ser humano que se encontre em apuros.

Os alunos do ensino secundário regular (10.º A, 10.º B, 11.º A e 12.º LH) manifestaram interesse, estiveram atentos e participaram nos momentos oportunos.

De facto, esta sessão foi uma excelente oportunidade para os nossos alunos refletirem não somente sobre as conquistas da União Europeia, mas também sobre os seus grandes desafios, entre os quais se destacou a questão das mobilidades populacionais.

Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva anfitrião da primeira Assembleia Municipal Jovem

Primeira Assembleia Municipal Jovem marcada pela empenhada participação democrática dos alunos.

O 39.º aniversário de Elevação de Oliveira de Azeméis a Cidade contou, esta manhã, com a realização da primeira Assembleia Municipal Jovem, uma organização da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, da Câmara Municipal e dos cinco agrupamentos de escolas concelhias, sendo que o agrupamento de escolas Dr. Ferreira da Silva teve destaque como anfitrião desta sessão solene.
Partindo do tema «conhecimento e valorização de figuras ilustres do nosso concelho», os cerca de 70 deputados presentes prestaram homenagem a um vasto conjunto de figuras públicas com atuação em variadas áreas, desde a política, à ação cívica e social, à cultura, ao voluntariado, à etnografia, aos usos e costumes, ao desporto, à educação, à beneficência, à religião, entre outras.
Através do diálogo e da escolha democrática, mais de 700 alunos do 4.º, do 8.º e do 11.º ano das escolas concelhias elegeram simbolicamente figuras marcantes da história coletiva de Oliveira de Azeméis, como António Joaquim Ferreira da Silva, Bento Carqueja, Ângelo Azevedo, Ápio do Carmo Assunção, José Augusto Bastos dos Santos, Antonieta Sobral, Maria Helena Ferreira, Albino Valente Martins, o Dr. António Vasconcelos, António Rodrigues, Maria Isabel Calejo, Padre Manuel Pires Bastos, Armindo Nunes e Severa Nunes, Luís Guilherme Conceição, Manuel Ferreira dos Reis, José Bento Pereira, Adelino Sá e Maria Emília Silva Soares.
As propostas apresentadas pelos deputados mostraram o total empenhamento das crianças e dos jovens em perpetuar a memória coletiva sobre a vida e obra das figuras homenageadas e sobre as ideias colocadas a votação que colheram o voto favorável da maioria dos presentes, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge Ferreira, saudou “a coragem e o envolvimento dos jovens em participarem ativamente neste projeto, na vida do seu concelho e na construção de um futuro mais comprometido e inspirador”.
O apelo à participação cívica e social dos mais jovens foi o principal objetivo deste projeto que espera, agora, ver concretizados os projetos apresentados, que se pautaram pela pertinência, pela qualidade e pela virtude dos conteúdos debatidos.
Fonte: Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis | VER FOTOS

Celebração dos 50 anos do 25 de abril de 1974

Os alunos do 12.º Ano, do Agrupamento de Escolas Prof. Dr. Ferreira da Silva, prepararam uma recriação histórica - Portugal antes e depois do 25 de abril -, a partir dos testemunhos e memórias recolhidos, pelos alunos do 9.º Ano e do 12.º Ano-LH, em entrevistas, mesas redondas, palestras, entre outros contributos. Esta atividade insere-se no âmbito do Projeto EDA (Escolas à Descoberta de abril), promovido pelo Conselho Nacional da Educação, que se destina a proporcionar um diálogo intergeracional sobre o antes, o durante e o depois do 25 de abril. Além disso, pretende consciencializar acerca do significado da revolução de Abril de 1974 na história contemporânea de Portugal, numa articulação disciplinar, horizontal (História A, Português, EMRC) e vertical, e no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento.

Esta recriação contou com a interpretação de algumas músicas (ex.: Oliveira da Serra; O mar enrola na areia; Oh Laurindinha vem à janela; Trova do Vento que passa; Somos livres…) pelos alunos do 2.º ciclo da Escola Prof. Doutor Ferreira da Silva e da Escola Comendador Ângelo Azevedo.

Ler mais: Celebração dos 50 anos do 25 de abril de 1974 

CMVM ENTREGOU PRÉMIO DO CONCURSO TODOS CONTAM AO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FERREIRA DA SILVA

A Vice-Presidente da CMVM, Inês Drumond, em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, entregou, no dia 5 de maio, o prémio do Concurso Todos Contam para o ensino secundário ao Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, na Vila de Cucujães, Oliveira de Azeméis.

O Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva venceu a 11.ª edição do Concurso Todos Contam, na categoria para o ensino secundário, com o projeto Guardiões Financeiros – Teams gamificado na Ferreira da Silva. Este projeto inclui atividades destinadas a promover a educação financeira de cerca 170 alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Na cerimónia, em que participaram cerca de 150 alunos do ensino secundário, a Vice-Presidente da CMVM destacou a qualidade do projeto vencedor e também a sua diversidade, quer em termos de matérias abrangidas, quer ao nível dos métodos de aprendizagem e de transmissão do conhecimento. Inês Drumond, sublinhou ainda a importância da educação financeira dos jovens tendo em vista dotá-los de conhecimentos, comportamentos e atitudes financeiras adequados.

Na abertura da sessão, o Diretor do Agrupamento, António Figueiredo e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Rui Luzes Cabral salientaram a importância da literacia financeira na formação cívica dos jovens e a relevância deste prémio para a escola. Participou também na iniciativa a representante da Direção-Geral da Educação, Rosália Silva, que reafirmou o apoio do Ministério da Educação na promoção da educação financeira nas escolas.

Ler mais: CMVM ENTREGOU PRÉMIO DO CONCURSO TODOS CONTAM AO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FERREIRA DA SILVA

Escola Saudavel original 3nivel