Teatro de Fantoches e Sessão de Leituras Camonianas

Clube de Artes&BiblioAmigos

Na manhã do dia 23 de janeiro, os alunos do Clube de Artes e os BiblioAmigos dos 2.º e 3.º ciclos, celebraram o dia do aniversário de Camões, dando continuidade à participação do Agrupamento de Escolas no projeto "Camões, engenho e arte".

No decurso do 1.º semestre, os alunos do Clube de Artes criaram os fantoches e uma caixa cénica, com empenho e entusiasmo. Ao mesmo tempo, num trabalho colaborativo, com metodologias ativas, as BibliloAmigas Isa Reis e Mafalda Mil-Homens elaboraram, com a ajuda da Inteligência Artificial, um guião que se traduziu num teatro de fantoches muito divertido: “Portugal em Debate: Camões vs CR7 – A Pena e a Perna!”. Depois, entrosando o Clube das Artes e a Oficina de teatro "Dar vida às palavras", deu-se vida, emoção e sentimento aos fantoches. 

Toda a comunidade escolar foi convidada a assistir à atividade, em particular os alunos do 5.º, 6.º e 7.º anos, que, juntos, celebraram um dos maiores poetas da literatura portuguesa, símbolo da nação e da nossa identidade cultural.

Seguidamente, deu-se lugar a uma sessão de leituras da obra camoniana, na Biblioteca Escolar, no âmbito do projeto "Camões, engenho e arte". A obra selecionada foi "Os Lusíadas", de Camões, edição comemorativa dos 500 anos do aniversário de Luís de Camões, ilustrada por Valter Hugo Mãe. A leitura percorreu as estâncias do Canto I. Assim se deu a conhecer a obra camoniana e os alunos puderam apreciar esta obra épica que canta os feitos grandiosos de um herói, neste caso, o povo português.

barra pessoas 20 30 web 24 25