Plano Nacional das Artes
Plano Cultural de Escola - Ousar SER
A cultura, que pode ser compreendida como formação da atenção, permite alargar a nossa experiência humana e reconfigurar o horizonte de possibilidades em que nos movemos.
O processo criativo é promotor de transformações não só exteriores, mas interiores. Desequilibra para equilibrar.
In Manifesto Estratégia PNA 2024-2029
O Plano Nacional das Artes (PNA) tenta tornar a cultura mais participada e acessível às nossas crianças e jovens, através da promoção das várias vertentes artísticas e diferentes formas de arte, bem como de divulgação e preservação do património histórico (material e imaterial) e do conhecimento e fomento da criação contemporânea.
A criação de um Plano Cultural de Escola (PCE) promove a arte, nas suas múltiplas linguagens, como uma ferramenta para as várias disciplinas, com recursos pedagógicos, em articulação com os vários programas e planos educativos, bem como parcerias com entidades públicas e privadas, na promoção do conhecimento, integração e encontro de culturas.
O PCE do Agrupamento de Escolas reforça a participação da nossa comunidade educativa e local, nas atividades culturais, com a articulação entre equipamentos e agentes culturais, sociais e profissionais.
Com tema “Ousar SER”, têm sido desenvolvidas ações de conhecimento histórico do património local e da região (km2).
- 2022-2024 - Nos caminhos de Ferreira da Silva (1853-1923), um homem de ciência e de pensamento;
- 2024-2026 – Comendador Ângelo Azevedo, um homem que se fez a si próprio; Uma viagem pela indústria tradicional do vidro.
eTwinning
eTwinning é a maior comunidade de escolas da Europa, contando com mais de 770.000 docentes inscritos. Este projeto tem como principal objetivo a criação de redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, com recurso às TIC, de forma a desenvolver o espírito de cidadania europeia.
A participação do Agrupamento de Escolas neste programa insere-se no domínio da educação europeia e pretende formar jovens ativos, com sentido crítico, interventivos e com competências sociais facilitadoras da vivência democrática. A seleção deste programa surgiu no seio dos membros do Clube Europeu AEFS e pretende dar seguimento a diversas atividades e projetos, realizados em anos letivos transatos e ligados ao ideal da União e Cidadania Europeia. Pretende-se, ainda, planificar, colaborar na organização de eventos e disseminar todas as atividades desenvolvidas no Agrupamento de Escolas que transmitam essa mesma vivência da cidadania europeia, seja através de publicações no jornal e página do Agrupamento ou em outras publicações a criar.
O plano de atividades foi desenvolvido tendo em conta os objetivos do programa e o tema proposto para este ano: “Democracia em Ação”.
Clube de Robótica
Num mundo onde a tecnologia assume cada vez mais importância, o Clube de Robótica desempenha um papel importante no desenvolvimento de competências nos alunos, preparando-os para os desafios do futuro. O Clube de Robótica é um espaço dedicado à exploração, aprendizagem e criação, onde as áreas da eletrónica, programação e robótica se encontram para proporcionar experiências práticas e inovadoras.
Destacam-se os principais objetivos do Clube de Robótica, que orientam as atividades e projetos ao longo do ano:
- Fomentar o interesse pela Ciência e Tecnologia;
- Promover a articulação de saberes de diversas áreas disciplinares;
- Fomentar a educação STEAM;
- Estimular os discentes para o desenvolvimento de projetos;
- Desenvolver projetos nas áreas da eletrónica, programação e robótica;
- Promover o trabalho em equipa e o relacionamento interpessoal;
- Colaborar, sempre que possível, com outros clubes/projetos;
- Representar e promover a escola em eventos.
Entre outras atividades realizadas ao longo destes anos, realça-se a participação no Festival Nacional de Robótica, na Mostra Nacional de Clubes de Programação e Robótica e na RoboParty, assim como, a colaboração no projeto "Normal é ser diferente" e no programa Erasmus+, através do projeto “GreenTech Coders Bridging Robotics and Sustainability in Education”.
Anualmente, organizamos a “Mostra de trabalhos”, dando a conhecer à Comunidade Educativa as atividades desenvolvidas no Clube de Robótica, fruto do trabalho semanal desenvolvido ao longo do ano letivo.
Clube de Proteção Civil
O projeto Clube de Proteção Civil inscreve-se no programa de sensibilização pública da Autoridade Nacional de Proteção Civil/ANPC. Tem por base o princípio “Educar para a segurança é educar para a prevenção”. Ao educar para a prevenção também se educa para a responsabilização, valorizando-se assim o princípio de antecipação e preparação conscienciosa para uma atuação adequada em situação de emergência.
Com o Clube de Proteção Civil pretende-se informar a população escolar sobre riscos coletivos, envolver a comunidade educativa na construção de uma cultura de segurança, educar para a prevenção e minimização de riscos e promover uma cidadania ativa e participante.
Um dos objetivos do Clube é sensibilizar toda a comunidade escolar para questões relacionadas com a segurança de pessoas e bens, nomeadamente a noção de risco e respetiva prevenção.
Erasmus +
O programa Erasmus+ é uma iniciativa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto. Este programa tem tido um impacto significativo no nosso Agrupamento de Escolas ao longo dos anos, proporcionando experiências enriquecedoras para alunos/as e docentes. Com uma história consolidada de participação em vários projetos Erasmus+, a nossa instituição tem colhido os frutos desta iniciativa da União Europeia, fortalecendo a qualidade do ensino e a colaboração com escolas de diferentes países.
Através do Erasmus+, os nossos discentes têm tido a oportunidade de realizar intercâmbios e mobilidades europeias, permitindo-lhes conhecer novas culturas, desenvolver competências linguísticas e interculturais e ampliar a sua visão do mundo. Os discentes sentem-se mais motivados, confiantes e preparados para enfrentar desafios académicos e profissionais num contexto globalizante. Os nossos docentes também têm beneficiado de formação em países europeus, adquirindo novas estratégias pedagógicas e inovadoras que são posteriormente implementadas. O impacto do programa também se tem refletido na comunidade escolar, que se torna mais aberta e recetiva à diversidade e à inovação.
Os projetos Erasmus+ desenvolvidos no Agrupamento de Escolas têm abrangido temas variados, como sustentabilidade, inclusão, uso de tecnologia na educação e património cultural. Estas iniciativas têm permitido criar redes de cooperação duradouras com outras escolas europeias, incentivando a partilha de boas práticas e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares. No momento, no Agrupamento de Escolas estão a ser desenvolvidos três projetos Erasmus+.
Clube Europeu
O Clube Europeu AEFS pretende ser um centro dinamizador no domínio da educação europeia e pretende formar jovens ativos, com sentido crítico, interventivos e com competências sociais facilitadoras da vivência democrática. A participação neste clube é facultativa e está aberta a alunos e professores.
A criação do Clube Europeu AEFS permite dar seguimento a diversas atividades e projetos, realizados em anos letivos transatos e ligados ao ideal da União e Cidadania Europeia. Pretende-se, ainda, planificar, colaborar na organização de eventos e disseminar todas as atividades desenvolvidas no Agrupamento que transmitam essa mesma vivência da cidadania europeia, seja através de publicações no jornal do Agrupamento, na página do Agrupamento ou em outras publicações a criar.
Plano Nacional de Cinema
O PNC (Plano Nacional de Cinema) é um projeto que se dirige aos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, que nele se inscrevem de forma inteiramente voluntária através de uma candidatura universal, visando a valorização de uma cultura audiovisual junto das comunidades educativas.
Neste sentido, o PNC procura contribuir para o quadro da formação integral dos jovens, quando se perspetiva e defende o desenvolvimento integral da pessoa, o exercício crítico do seu direito à liberdade de expressão e à informação, e a qualidade da sua participação em atividades sociais e culturais.
No âmbito deste projeto, o AEFS propõe-se implementar um plano de atividades cinematográficas que visam despertar o gosto pelo cinema junto da comunidade educativa. Os objetivos passam por sensibilizar, educar e apaixonar os alunos para o cinema, procurando dar mais visibilidade à arte do cinema em contextos pedagógicos, e valorizar, quer a adoção de processos de trabalho colaborativo, quer a implementação de projetos/iniciativas de integração curricular.
De entre os seus propósitos, destacam-se:
- a implementação da literacia para o cinema junto do público escolar e de divulgação de obras cinematográficas nacionais, nos termos do artigo 23º da Lei no 55/2012, de 6 de setembro, alterada pela Lei n.º 28/2014, de 19 de maio;
- a formação de públicos escolares para o cinema, garantindo-lhes os instrumentos básicos de “leitura” e compreensão de obras cinematográficas e audiovisuais, despertando nos jovens o prazer para o hábito de ver cinema ao longo da vida, bem como a valorização do cinema enquanto arte, junto das escolas e respetivas comunidades educativas.
Traditions Include Values
“Traditions Include Values” é um projeto internacional desenvolvido no âmbito do Projeto Erasmus+ e que envolve 5 escolas parceiras de vários países europeus, nomeadamente, Portugal, Itália, Eslováquia, Holanda e também a Turquia.
Tem como objetivo principal contribuir para a formação de futuros cidadãos, ativos e responsáveis, conscientes da importância das tradições, em especial aquelas que projetam e promovem os valores humanos.
Com este projeto pretende-se combater a crueldade, o isolamento, a violência e o egoísmo, entre outros flagelos presentes na nossa sociedade atual, particularmente individualista, através das tradições de cada país.
Durante este projeto, os alunos procurarão descobrir as normas sociais, os costumes e as tradições dos países parceiros que contribuam para esse desígnio.
Escolas envolvidas
- Piacenza, Itália – “Istituto Comprensivo M.K.Gandhi”;
- Kosice, Eslováquia – “Zakladna skola, Haniska 290";
- Antalya, Turquia - “Antalya kepez mahmut celalettin okten anadolu imam hatip lisesi”
- Alkmaar,Holanda - “Osg Willemblaeu”;
- Oliveira de Azeméis, Portugal – Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva - “EB Comendador Ângelo Azevedo”.