Encontro com escritores

Rui Luzes Cabral, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis

“Renascer” foi o poema recitado pelos nossos alunos no encontro com Rui Luzes Cabral, que, seis anos após a publicação de Como Pássaro Novo a Sair do Ninho, nos apresentou, no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, o seu mais recente livro de poesia: 9 de maio. Este momento aconteceu no dia 10 de dezembro, data em que se assinala o Dia dos Direitos Humanos e também o Dia da Europa.

Durante a sessão, mergulhámos nas raízes familiares e sociais que inspiraram os poemas reunidos nesta obra. Um livro composto por cinquenta poemas que se assume não só como ponto de chegada, mas também como ponto de partida de uma vida que se revela dia após dia, sem grandes planos, permitindo que a própria existência surpreenda aquele que insiste em dizer que não é poeta.

Rui Luzes Cabral descreveu-se como alguém que, após um dia atribulado, encontra na poesia um refúgio e um alento para uma mente inquieta, por vezes angustiada — não apenas pelos desafios pessoais, mas também pelas questões sociais, humanistas e pelos males do mundo.

Os nossos alunos colocaram muitas questões pertinentes, às quais o autarca-poeta respondeu com reflexões profundas, culminando na ideia de que o ser humano não é mais do que uma simples formiga perante a imensidão de um universo infinito.

A poesia é um caminho para descobrir a essência da dignidade humana.

barra pessoas 20 30 web 24 25