“Amazónia: Viagem por uma Ferida Aberta no Planeta”, de Manuel Carvalho

Neste seguimento, os nossos discentes entraram em diálogo com o escritor, apresentando algumas das suas questões e das suas curiosidades: “Nesta sua viagem, como foi a relação com os povos que encontrou?”; “Na sua viagem, quais os vestígios do colonialismo português que identificou?”; “É possível ir até à Amazónia para fazer investigação? Como fazer?”; “Com os dados que apresenta no seu livro, qual é o panorama climático que antevê para daqui a poucos anos?” No final, foi tempo de Manuel Carvalho autografar os livros que foram adquiridos.

Este encontro foi um verdadeiro testemunho do quanto são importantes as funções de pesquisa, recolha, seleção e tratamento de factos para aprofundar e consolidar o conhecimento.

A Amazónia é o pulmão da Terra e se nós queremos resolver efetivamente as questões climáticas, temos de começar por ser cidadãos atentos, bem informados, responsáveis e ativos, começando por repensar os nossos consumos e apelando à erradicação da pobreza que vitimiza os povos que nela habitam. 

barra pessoas 20 30 web 24 25