Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2025-2026
Antes disso, o público foi presenteado com a interpretação de “On My Own Scene”, da banda sonora de Les Misérables, pela aluna Mariana Rodrigues, bem como da música “Do-Re-Mi – The Sound of Music”, interpretada pelo coro dos alunos do 5.º e 6.º anos do ensino articulado da música da EB Comendador Ângelo Azevedo e da EBS Dr. Ferreira da Silva.
O segundo momento protocolar decorreu no pavilhão gimnodesportivo, tendo iniciado com a magnífica interpretação do «Hino da Alegria», de Beethoven, pelos alunos de educação musical do 2.º ciclo da EB Comendador Ângelo Azevedo e EBS Dr. Ferreira da Silva, orientados pelos professores Aurora Emília e Nuno Regal. A estes alunos coube ainda, neste dia especial, outros momentos de atuação, nomeadamente a interpretação do hino aos Patronos, Ângelo Azevedo e Dr. Ferreira da Silva, que empolgaram todos os presentes e a bela canção «Sou a Escola».
No seu discurso, o Diretor do Agrupamento, Professor António Figueiredo, destacou o simbolismo da cerimónia de início do ano letivo, sublinhando que este momento representa “a esperança na concretização dos objetivos e sonhos de todos os jovens das nossas escolas”.
Reconheceu ainda o trabalho imprescindível dos professores, educadoras, psicólogas, assistentes técnicos e assistentes operacionais, que diariamente asseguram um ambiente acolhedor e propício às aprendizagens, tendo, ainda, sido destacado a colaboração constante dos pais e encarregados de educação.
O Diretor destacou, de forma especial, a importância do reconhecimento académico através dos Quadros de Honra, Mérito, Valor e Excelência e do Mérito Cívico, encorajando todos os alunos a perseverarem no seu percurso: “Vocês são um exemplo, uma fonte de inspiração e de orgulho.”
Seguiu-se a intervenção do Vereador da Educação e Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dr. Rui Cabral, que saudou todos os presentes e recordou toda a evolução da escola pública desde o 25 de Abril de 1974. Concluiu, apelando à continuidade de momentos como este, que elevam a importância da educação, da cultura e da convivência democrática, destacando o excelente trabalho desenvolvido pelo Agrupamento de escolas quanto à qualidade das aprendizagens e dos resultados académicos alcançados.
O ponto seguinte da sessão foi dedicado à entrega dos Quadros de Honra, Mérito e Excelência, premiando os alunos que, com esforço e dedicação, se distinguiram no seu percurso escolar. Foram também atribuídas as distinções de Mérito Cívico e Mérito Desportivo, bem como anunciados os Embaixadores do Parlamento Europeu dos Jovens.
Os alunos do ensino secundário receberam simbolicamente a chave do sucesso, marcando o compromisso com um futuro de responsabilidade e ambição.
A cerimónia prosseguiu com a interpretação da música “Shallow”, de Lady Gaga e Bradley Cooper, por alunos do 12.º ano. Seguiu-se a atuação vibrante do grupo de Ginástica do Desporto Escolar da EB Comendador Ângelo Azevedo, muito aplaudida pelos jovens presentes.
Num registo mais formal, a Orquestra formada por alunos do ensino articulado da música dos 8.º e 9.º anos da Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo que apresentou a peça “Finale” da 5.ª Sinfonia de Beethoven.
A plateia pôde ainda desfrutar de momentos de dança contemporânea, protagonizados por Leandro Costa e Maria Silva, ambos do 12.º ano, seguidos de uma coreografia baseada em músicas dos ABBA, também por alunos do 12.º ano.
A cerimónia ganhou novamente tonalidades de celebração com a entrega das sete Bandeiras Verdes da ABAAE, atribuídas à Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, à EB Comendador Ângelo Azevedo, à EB/JI de Bustelo, ao JI do Largo da Feira, à EB Maria Godinho, à EB/JI do Picoto e à EB/JI Faria de Baixo. Este reconhecimento reforça o empenho dos alunos e das escolas na defesa do ambiente e na consolidação do Agrupamento de escolas como Eco-Agrupamento.
Durante a tarde, a comunidade educativa reuniu-se no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva para a conferência “Ainda vamos a tempo de fazer um uso saudável dos ecrãs. Orientações práticas para a comunidade educativa”, apresentada pela Doutora Ivone Patrão, trazendo importantes contributos para uma reflexão coletiva sobre o equilíbrio digital.
A Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2025-2026 revelou-se, assim, um momento verdadeiramente coletivo, que refletiu o empenho de professores, assistentes técnicos e operacionais, direção e comunidade, num Agrupamento de escolas onde o crescimento em valores e a qualidade das aprendizagens continuam a ser pilares fundamentais e onde os alunos são a sua verdadeira razão de ser.












