MIBE - Leituras dramatizadas
Neste Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, no âmbito de uma parceria entre a Biblioteca Escolar e o Teatro Nacional S. João e numa articulação com o currículo da disciplina de Português e com as dimensões da Estratégia de Educação para a Cidadania, a BE organizou duas saídas de campo, que permitiram aos alunos do 10.º B, 11.º A, 11.º B e alguns alunos do 12.º ano participar em oficinas de "Leituras Dramatizadas". Três horas de trabalho que teve como palco a sala de ensaios do Teatro Carlos Alberto, no Porto.

A primeira oficina realizou-se no dia 16 de outubro, com os alunos do 10.º B e centrou-se na obra “Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente.
A segunda oficina incidiu sobre a obra "Frei Luís de Sousa", de Almeida Garrett.
Os discentes foram convidados, pela atriz Joana Sarabando, a realizar variadas dinâmicas teatrais, que convergiram num trabalho cooperativo, no qual cada grupo ficou responsável pela interpretação de uma das cenas das obras literárias acima mencionadas.
Esta iniciativa foi um excelente contributo para os diferentes conhecimentos e competências que os alunos devem adquirir no decorrer do ensino secundário, de acordo com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e tendo em conta os critérios de avaliação do Agrupamento de Escolas: conhecimentos, resolução de problemas, comunicação.
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de realizar diversas ações relativas à ativação e perceção do corpo no espaço, em interação com o outro, colocação de voz e interpretação de papéis, com recurso a adereços, que fizeram apelo à imaginação e à criatividade.
Estas dinâmicas culminaram num trabalho cooperativo, no qual cada grupo ficou responsável pela interpretação de uma das cenas da “Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente (10.º ano) e do “Frei Luís de Sousa” (11.º ano), obras literárias a estudar no âmbito do currículo de Português. De forma descontraída, rica, com muito riso à mistura, os alunos trabalharam várias aprendizagens essenciais.












