“Acessibilidade e Inclusão, nos Espaços e Serviços Públicos de Oliveira de Azeméis”, foi tema da Assembleia Municipal Jovem
Da EBS Dr. Ferreira da Silva, em representação do 8.º ano e do 11.º ano, os/as deputados/as Soraia Soares e Bianca Rocha; Tiago Nunes e Kenerson Domingos apresentaram uma proposta conjunta para a requalificação do espaço em frente à Fonte das Manguelas.
A EB do Picoto fez-se representar pelos/as deputados/as Ana Neves, Vicente Monteiro, Leonor Mota e Daniel Rodrigues com a proposta de melhoria do estacionamento na proximidade da escola.
As deputadas Valentina Nabais e Margarida Gonçalves propuseram o enriquecimento do parque infantil da EB Faria de Baixo com a aquisição de um baloiço adaptado ou carrossel adaptado.
A instalação de um parque infantil, na Rua da Covada, foi a proposta apresentada pelo Lucas Sousa, a Lara Tavares, a Madalena Pereira e o Martim Tábuas, do 4.º ano da EB Comendador Ângelo Azevedo.
Criação de uma APT - Acessibilidade OAZ foi a proposta de melhoria de acessibilidade em OAZ, pelos/as jovens deputados/as do 8.º ano da EB Comendador Ângelo Azevedo, Gabriela Duarte, a Gabriela Barros, a Any Araújo e a Soraia Cardoso.
Os/As alunos/as do 4.º ano da EB de Bustelo, Matias Gonçalves e Rafael Castro propuseram a criação de um pequeno parque infantil.
As deputadas do 4.º ano da EB Maria Godinho, Valentina Bastos e Matilde Costa, apresentaram como proposta a requalificação do Pavilhão da Associação A Noz, situado nas Minas do Pintor, em Nogueira do Cravo.
As propostas apresentadas foram votadas por unanimidade e por maioria pelos presentes.
As mesmas resultaram de um trabalho realizado pelos professores titulares de turma, no caso do 1.º ciclo; no 3.º ciclo e ensino secundário, de um trabalho colaborativo dos diretores de turma e outros docentes. De salientar ainda, a colaboração das professoras Maria Silva, Zélia Assis e Joana Sousa, que também acompanharam os alunos na sessão.
O Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, e os vereadores presentes na sessão comprometeram-se, dentro do possível, a executar as propostas apresentadas, sendo que umas são de maior facilidade de execução do que outras, devido aos imensos constrangimentos que podem surgir.