Escola celebra os Dias Mundiais da Árvore, da Poesia e da Água com Projeto Multidisciplinar
Com grande empenho, criatividade e sentido de responsabilidade, os/as alunos/as abraçaram as diversas etapas do projeto, demonstrando sensibilidade artística e consciência ambiental.
O projeto envolveu um conjunto de atividades criativas e educativas, destacando-se a criação de poemas, quadras e versos alusivos à água e à natureza, que deram origem a murais poéticos, intitulados Árvores Poética, Poesia em Gotas e Versos que Fluem, formando um encantador “Rio de Poesia”, que embelezaram o átrio da escola e proporcionaram a toda a comunidade educativa um momento de contemplação e sensibilização ambiental e literária.
Outro momento marcante foi a palestra “A Água da Torneira é Bem Boa”, dinamizada pela empresa Indaqua, representada pela Dra. Rita Andril, com moderação realizada pelos próprios alunos, responsáveis também pelos discursos de abertura e de encerramento. A sessão contou, ainda, com a recitação de poesia pelo professor bibliotecário Marco Costa e pela professora Anabela Esteves, que enriqueceram o evento com momentos de inspiração literária.
A última fase do projeto consistiu na construção, em grupos de trabalho, de maquetes sobre as diferentes formas de aproveitamento e transporte de água, expostas na Biblioteca Escolar. Esta atividade permitiu aos/às alunos/as a aplicação de conhecimentos adquiridos de forma prática e criativa.
O projeto “Água, Raízes e Poesia: Essências da vida” destacou-se pelo envolvimento entusiástico dos/as alunos/as e pelo trabalho colaborativo entre várias disciplinas, promovendo valores de cidadania, respeito pelo ambiente e apreço pela expressão poética.