Saída de campo do 11.º B - Quinta do Comandante

No Dia Eco do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, 25 de março, o 11.º B realizou uma saída de campo, articulando as disciplinas de Filosofia, Inglês e História A. Esta saída teve, como destino, a Quinta do Comandante, situada em Santiago de Riba-Ul, no lugar do Outeiro, que, outrora, lhe tinha dado o nome, no concelho de Oliveira de Azeméis. No enquadramento do Projeto Assembleia Municipal Jovem, cujo tema, no presente ano letivo, é Conhecer, divulgar e qualificar os parques e moinhos de Oliveira de Azeméis, os alunos iniciaram o trilho de caminhada, de modo a conhecer este belíssimo espaço verde, setecentista, bucólico e romântico, cuja história e lendas fazem lembrar as paixões exacerbadas e dramáticas do Romantismo.

Num ambiente que entrelaçou a melodia das folhas das árvores com as águas que percorriam o parque, os alunos lembraram a história da Quinta, tendo como testemunho as ruínas e as histórias que sobre elas se contam, em particular o amor trágico-romântico de João Paes de Carvalho e de Inês Eugénia Knall e a mansão onde viveram, rica em azulejos e pinturas muito bonitas.

À medida que percorreram o trilho, entre a chuva e o sol, que a muito custo tentava brilhar, os discentes foram identificando possíveis medidas no sentido de melhorar o referido parque.

Assim, esta saída de campo foi uma experiência muito rica e um excelente contributo para o exercício de uma cidadania atenta, responsável e interventiva, que tem, como último objetivo, a valorização e preservação do património local e o bem-estar das respetivas populações.Quinta comandante

Escola Saudavel original 3nivel