Dia Mundial da Saúde Mental

No dia 10 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde Mental.

Segundo a OMS “O evento deste ano representa um compromisso global para aumentar a consciencialização sobre a saúde mental e defendê-la como um direito humano universal.”
Com o objetivo de não deixar este dia passar despercebido, as turmas do Agrupamento Ferreira da Silva realizaram uma atividade de cidadania e formação.

É fundamental criar indivíduos sensíveis e empáticos, capazes de reconhecer em si próprios e nos colegas do lado sinais de alerta. Isso é essencial para estabelecer um ambiente escolar seguro e acolhedor, onde se possam cultivar valores positivos e inspirar as próximas gerações a promover as mudanças necessárias.
Visualizaram-se vídeos curtos que faziam referência à importância da Saúde mental. Promoveu-se não só a sensibilização para este tema atual e importante, mas também se fomentou um diálogo maduro e fluído, incentivou-se a troca de testemunhos e opiniões sobre a saúde mental, resultando na formação de um núcleo de compreensão e empatia dentro da sala de aula.
Para finalizar, e sob o mote de “Que pequenas ações podes desenvolver para promover a tua saúde mental?”, fez-se uma súmula das respostas dos alunos.saude mental

Escola Saudavel original 3nivel