Saída de campo ao ateliê do escultor Paulo Neves

Paulo Neves tem uma vasta obra escultórica, sobretudo em madeira e em pedra, marcada pelo figurativo, presente em coleções portuguesas e em países como os Estados Unidos, França, Espanha, Brasil, Holanda, Bélgica, Roménia, Austrália, Marrocos e Alemanha.

Numa entrevista realizada por Raquel Santos para o programa “Entre Nós”, afirmou que gostava de um dia reunir todo o seu trabalho como se fosse uma só obra, constituindo uma grande família.

Uma vez no local, os alunos tiveram a oportunidade de explorar a propriedade onde se encontra instalado o seu ateliê, detendo-se na contemplação da Capela da Senhora das Neves e da obra “Ficam os Anéis”.

Um dos momentos mais ansiados foi o da conversa com o escultor, durante a qual os alunos tiveram oportunidade de lhe colocar algumas questões sobre seu percurso artístico, a sua obra e a sua linguagem. O escultor pediu para observar os diários gráficos dos alunos, elogiou os seus registos e incitou-os trabalhar, pois, segundo ele, a arte resulta do trabalho e requer disciplina.

Por último, visitaram o ateliê da pedra, onde puderam fruir das belíssimas e imponentes esculturas em mármore que aí se encontram e observar o escultor a trabalhar no seu projeto mais recente, destinado à Alemanha, enquanto lhe iam colocando algumas questões de caráter técnico.

Esta foi uma saída enriquecedora e inspiradora, que alargou o horizonte destes jovens, artistas em formação.

A finalizar, deixamos os nossos agradecimentos ao escultor Paulo Neves, pela disponibilidade, pela partilha e pelas palavras de incentivo. Estes gestos têm um significado especial pois, tratando-se de um conterrâneo, é um artista de renome internacional.

Escola Saudavel original 3nivel