Notícias

Orçamento Participativo das Escolas 2019 – Procedimentos

ope escola

Os estudantes do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.

Consulte os documentos abaixo para saber mais:

    Apresentação do Orçamento Participativo

    Regulamento

    Modelos:

Dia da Internet Mais Segura 2019

No dia 5 de fevereiro de 2019 celebra-se o Dia da Internet Mais Segura. O Safer Internet Day é uma iniciativa anual com o objetivo de envolver e UNIR os diferentes atores, públicos e privados, na promoção de atividades de consciencialização sobre o uso seguro, ético e responsável das TICs nas escolas, universidades, ONG's e na própria rede.

O slogan da campanha “Juntos por uma Internet melhor” pretende chamar a atenção dos jovens, crianças, pais e encarregados de educação, professores, incentivando para a união e criação de um espaço melhor para todos na Internet.

Com esta motivação, o Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva associar-se-á a esta iniciativa com ações de sensibilização junto da comunidade educativa.

internet segura 2019

Parlamento dos Jovens

Vamos ao debate!!!

No passado dia 21 de janeiro, os alunos do Agrupamento de Escolas estiveram à conversa com a deputada Helga Correia, no âmbito do projeto Parlamento dos Jovens.

A deputada iniciou as sessões com a apresentação da constituição, modo de funcionamento da Assembleia da República e o trabalho realizado pelos deputados dos diferentes grupos parlamentares nas comissões e lembrou a importância do respeito pela diversidade de opiniões e pelas normas de formação das decisões.

Na Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, na presença de alunos do ensino secundário, e sob o tema Alterações climáticas: reverter o aquecimento global, a deputada problematizou está temática que está cada vez mais na ordem do dia, pois Portugal é um dos países eventualmente mais afetados pelas alterações climáticas, enfrentando uma variedade de impactos potenciais como aumentos na frequência e intensidade de secas, inundações, cheias repentinas, ondas de calor, incêndios rurais, erosão e galgamentos costeiros.

Com o ensino básico, no Anfiteatro da Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, a deputada Helga Correia focou-se no tema proposto, as Alterações climáticas: salvar os oceanos, mote para reflexão com os alunos do 9.º ano.

Os jovens deputados apresentaram os seus projetos de recomendação com as medidas propostas no sentido de alterar comportamentos consumistas de cidadãos e empresas e estiveram atentos às sugestões de alteração propostas pela deputada.

Helga Correia elogiou o trabalho realizado não só pelos projetos apresentados, mas também pela dinâmica de pesquisa e campanha realizada, com a identificação de t-shirts das listas e a elaboração de cartazes e aproveitou o momento para alertar para a importância de uma intervenção ativa na sociedade por parte de todos.

Dia Escolar da Não-Violência e da Paz

cartaz web

Mega Atleta Escola 2019

mega escola 2019