Oficina de Teatro

A Oficina de Teatro é “o espaço privilegiado” onde se manifestam emoções e valores pessoais; onde as professoras, com os alunos, reúnem “vivências, saberes, competências extracurriculares e transversais” facilitando o seu crescimento como pessoas e como cidadãos.

A linguagem teatral, os seus mecanismos, as suas técnicas têm sido o pretexto para o desenvolvimento harmonioso e integral dos jovens, a valorização pessoal, um maior autoconhecimento para a descoberta e o aprofundamento das suas capacidades expressivas, o desenvolvimento da autonomia criativa para a pesquisa no campo do teatro e de outras formas de comunicação artística e o desenvolvimento de uma relação aberta, participativa e responsável no seio do grupo.

O teatro e a expressão dramática não se limitam a meros apêndices de lazer mas, rasgando horizontes mais vastos a nível pessoal e social, provocam a abertura de poros, assumindo-se como área privilegiada da transdisciplinaridade, projetando-se a partir do epicentro escolar para um redimensionamento constante em relação ao meio e à vida, pois como referem alguns jovens “A Oficina de Teatro, mais do que um projeto de escola, continua a ser um espaço de partilha, de pressão, mas também de prazer…” e, talvez por isso, há já gerações de irmãos a partilhar o espaço de encontro deste projeto.

Para nós, o objetivo do teatro na escola não é ter um aluno ator ou um aluno malabarista, mas sim dar oportunidades a cada um de descobrir o mundo, a si próprio e a importância da arte na vida humana.

A sua utilidade tem-se revelado com a gradual desinibição dos jovens atores, a lenta maturação de técnicas e conceitos. Inquiridos sobre o andamento das suas lides, muitos destes jovens dizem sentir mais prazer na construção do que na apresentação, ou seja, sendo o produto a meta final, a qual se esgota nela própria.

Cá fora, no dia a dia, alguns destes jovens vão-se diferenciando. São mais interventivos, mais protagonistas, mais dinâmicos. Estão mais seguros deles próprios, até porque uma das preocupações é que os alunos envolvidos neste projeto sintam a oportunidade de que crescendo, estão a adquirir noções de cidadania.

POCH

Escola Saudavel original 3nivel

siga

web selo 2023 2024

parceria saude escolar

Logotipo Selo EQAVET

Kiosk

consulta alunos 1

kiosk1

amiga

Bronze 2022 11 pt abe66

logo c autonomia web2

epis

selo eco web

moodle aefs

email aefs

Ligações úteis

tsf1
expresso1
jn
sol
rr1
Publico