Projeto Eco Escola

“Preservar o ambiente é tarefa de todos nós.”

O Programa Eco Escola está vocacionado para a aplicação dos conceitos da educação ambiental e crescimento sustentável numa ótica de educação para a cidadania. É desenvolvido pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), em vários países da Europa desde o início dos anos noventa, e em Portugal, desde o ano letivo 1996/1997 através da Associação Bandeira Azul da Europa.

O Programa está orientado para a implementação da Agenda 21 ao nível local, visando a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola. As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.

O trabalho desenvolvido no Agrupamento de Escolas assenta numa metodologia de articulação de atividades de exploração de diversos temas ambientais, no sentido de um contributo para uma melhoria global do ambiente da escola e da comunidade envolvente.

Este esforço vem sendo reconhecido há década e meia com a atribuição do Galardão Eco Escolas - Bandeira Verde, que certifica a existência, neste Agrupamento de Escolas, de uma educação ambiental coerente e de qualidade.

Saliente-se que todos os Jardins-de-Infância, Escolas Básicas e Escola Secundária do Agrupamento aplicam a metodologia do projeto Eco Escola e desenvolvem um trabalho conjunto e articulado constituindo-se como uma equipa coesa e dinâmica.

 A qualidade do trabalho desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas no domínio ambiental e o facto de todas as escolas do Agrupamento serem detentoras de uma Bandeira Verde levou a Associação Bandeira Azul da Europa a distinguir-nos como o único Eco Agrupamento da região. 

POCH

Escola Saudavel original 3nivel

siga

web selo 2023 2024

parceria saude escolar

Logotipo Selo EQAVET

Kiosk

consulta alunos 1

kiosk1

amiga

Bronze 2022 11 pt abe66

logo c autonomia web2

epis

selo eco web

moodle aefs

email aefs

Ligações úteis

tsf1
expresso1
jn
sol
rr1
Publico