Participação na Sessão Euroescolas 2024

 

Seguiu-se uma sessão de perguntas e respostas esclarecedoras com João Albuquerque, eurodeputado português, na qual, quer os alunos presentes no hemiciclo, quer os que assistiam online, tiveram a oportunidade de colocar uma variedade de questões relacionadas com a igualdade nas suas variadas formas. Durante esta entrevista, foram também abordados temas como violência de género, disparidade de preços entre produtos femininos e masculinos, saúde mental e física, democracia, alterações climáticas, poluição, entre outros tópicos relevantes.

João Albuquerque destacou a importância da igualdade de género, económica e de oportunidades como passos fundamentais para uma sociedade mais justa e inclusiva. Referiu ainda que, apesar do progresso em muitas áreas, há desigualdades que persistem e que precisam de ser abordadas e resolvidas.

Para felicidade dos nossos embaixadores juniores, foi-lhes dada a oportunidade de intervir diretamente na sessão, colocando uma questão em direto ao eurodeputado, a qual estava relacionada com as diferenças a nível salarial entre Portugal e outros países da União Europeia, diferença esta que leva muitos dos nossos jovens graduados a emigrar, e à qual João Albuquerque respondeu de forma encorajadora.

A participação nesta sessão permitiu que estudantes de diferentes partes da Europa pudessem expressar as suas preocupações e colocar questões diretas a João Albuquerque, o que levou a um diálogo dinâmico e favorecedor, onde este respondeu de forma clara e esclarecedora às diferentes questões colocadas.

Concluindo, a participação dos embaixadores juniores do nosso Agrupamento de Escolas foi muito enriquecedora, tendo permitido aumentar o seu conhecimento e conscientização acerca das desigualdades de género e outras problemáticas atuais da União Europeia. O diálogo, a troca de ideias e o encontro entre jovens estudantes de diferentes países são passos importantes para um mundo mais equitativo e justo.

Escola Saudavel original 3nivel