Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva

O nascimento de Simba, filho do Rei Leão, deu início à história com a reunião de todos os animais para conhecerem o futuro rei da selva. De forma triunfal, no palco do Grande Auditório do Europarque, em Sta. Maria da Feira, irrompeu a música, o brilho e as cores fortes dos trópicos, remetendo-nos para os típicos ambientes das savanas africanas.

À medida que crescia, Simba aprendia com o pai Mufasa, os deveres de um rei da selva. No entanto, o seu invejoso tio Scar, que tanto desejava essa posição, tudo tentou para o desencaminhar, aliciando-o a ir ao sítio proibido, o cemitério de elefantes, repleto de perigosas hienas.

Após um “incidente” nesse malfadado lugar, Mufasa morre e Simba vê-se forçado a fugir.

Com o passar do tempo, ao longo do espetáculo, vemos a evolução do corajoso Simba até, finalmente, regressar à sua origem e governar a selva

Esta sua história, gradativamente narrada em palco, empolgou todos os presentes envolvendo-os através das músicas, encenações, danças e teatro.

Assim decorreu mais uma edição notável deste Sarau com um musical intemporal, um espetáculo dinâmico e fluido, que contou com sete centenas de atores - crianças e discentes de todo o agrupamento de escolas, da educação pré-escolar ao 12.º ano - e um grupo de pais e encarregados de educação, sob orientação dos professores Ana Santos, André Queirós, Filomena Silva, Ana Maria Silva, educadoras, docentes do 1.º ciclo, técnicos das AEC, bem como, José Apolinário e Patrícia Lopes, do ensino articulado da música.

Música, Teatro e Dança conjugaram sentidos e ideais estéticos para levar à comunidade educativa o trabalho desenvolvido pelas crianças e discentes nos projetos de desenvolvimento educativo, nas turmas em diferentes componentes do currículo e nas atividades de enriquecimento curricular.

Duas horas se passaram sem que disso tivéssemos perceção. Tal era a sequência, a complementaridade cénica, temática e sonora das distintas apresentações, que tornaram esta uma noite memorável para todos quantos assistiram e/ou participaram nela ativamente.

Escola Saudavel original 3nivel