Alunos do 10.º Ano no Jornal de Notícias, no Porto

No âmbito da celebração dos 50 anos após o 25 de abril, do Desafio Anticensura – É pra já!, da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), os alunos do 10.º Ano, turma A, de Línguas e Humanidades, acompanhados pelos alunos do 10.º B, de História e Cultura das Artes, realizaram uma saída de campo, na manhã do dia 21 de novembro, de modo a visitar as instalações do Jornal de Notícias, no Porto, tendo sido recebidos e acolhidos pela jornalista Isabel Peixoto.

visita JN

 Os nossos jovens tomaram conhecimento das diferentes etapas de redação das notícias, do tratamento que se oferece às notícias e como são organizadas no jornal em papel e on-line. Depois, foi tempo de um momento de diálogo - uma mesa-redonda -, no qual se refletiu sobre as conquistas do 25 de abril de 1974, ao nível da liberdade de imprensa, fazendo um contraponto entre o antes e o depois. Neste seguimento, foi possível ainda refletir como a censura não se coaduna com os regimes democráticos e o quanto os órgãos de comunicação e de informação são fundamentais na manutenção e cultivo da democracia. É preciso manter a população bem informada e garantir que aceda a uma informação rigorosa, objetiva, imparcial, de modo que cada cidadão não deixe nunca de exercer o seu direito/dever de voto, com consciência e responsabilidade. Não votar é regredir. Não votar está longe de ser uma forma de protesto, pois não é senão deixar que os outros decidam por nós. Em simultâneo, foi possível refletir como é que, em países nos quais os regimes são autoritários, a censura se faz sentir e tenta amordaçar a imprensa, como tem vindo a acontecer, por exemplo, na Rússia, no que diz respeito à “guerra” entre a Rússia e a Ucrânia.
Os discentes tiveram ainda a oportunidade para fazerem questões e esclarecer algumas das suas curiosidades, tomando consciência do quanto a profissão de jornalista é exigente e atrativa porque deve obedecer a um código deontológico, através do qual o jornalista deve pautar a sua linha de conduta pela honestidade, pelo rigor, pela legalidade, pela sensibilidade dos temas a abordar e pelo combate à censura e ao sensacionalismo.
No final, foi oferecido um exemplar do Jornal de Notícias do dia da visita e, no dia 22 de novembro, o JN noticiou esta mesma visita, num dos seus artigos.

Escola Saudavel original 3nivel