Ao encontro de Ferreira da Silva e a sua época…

o químico, as suas ideias e crenças

(3 de novembro de 2023)

De modo a celebrar o centenário da morte do Prof. Doutor Ferreira da Silva, em colaboração com o Plano Nacional das Artes e com a Biblioteca Escolar, no âmbito de uma articulação interdisciplinar, no auditório da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, no dia 3 de novembro, o nosso agrupamento de escolas participou numa homenagem ao Prof. Doutor Ferreira da Silva, à sua vida e obra. Esta homenagem entrosou a apresentação do prof. Rui Gomes – “Ferreira da Silva, cinco estações em algumas fotografias” com a biografia encenada, pela turma do 12.ºA de Línguas e Humanidades, que, com um espírito de entrega absoluta, deu vida e voz às palavras do livro Ferreira da Silva, o primeiro químico português, da autoria do prof. Rui Gomes, editado pela Opera Omnia. No final, os alunos do 2.º ciclo, dirigidos pelo prof. Luís Miguel Moita, interpretaram, com empenho e alegria, o hino da Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, cuja letra vai ao encontro dos princípios e valores do nosso patrono.

Esta homenagem foi acarinhada não somente pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, que organizou este evento, mas por outras figuras de relevo na vida do concelho, com destaque para o Sr. Vereador Rui Luzes Cabral, cujo discurso felicitou o Agrupamento de Escolas por dar a conhecer tão bem uma das figuras mais ilustres do concelho de Oliveira de Azeméis: Ferreira da Silva, o “pai” da toxicologia em Portugal.

Entretanto, foi a vez de, no dia 4 de novembro, os nossos alunos 12.ºA de Línguas e Humanidades se deslocarem ao Laboratório Ferreira da Silva do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), que os convidou e abriu as suas portas à referida biografia encenada, apresentada ao público pelas 18:00h. Os nossos discentes encheram de vida e emoção aquele espaço museológico, que recria o laboratório químico do século XIX, onde o professor Ferreira da Silva e os estudantes desenvolveram atividades científicas. Este momento resultou duma parceria entre a Universidade do Porto, a Sociedade Portuguesa de Química e o nosso Agrupamento de Escolas e associou-se a muitas outras dinâmicas que o referido laboratório tem vindo a promover, como se pode consultar na sua agenda cultural: https://noticias.up.pt/um-ano-para-celebrar-uma-vida-dedicada-ao-ensino-e-a-quimica/.

Esta homenagem ao Prof. Doutor Ferreira da Silva constituiu também um marco na vida de cada um dos alunos, pois eles tiveram a oportunidade de conhecer e encher com as cores e as emoções das palavras um espaço de beleza rara da cidade do Porto.

Centenário 5

Escola Saudavel original 3nivel