Encerramento do MIBE com a apresentação de “O Convidador de Pirilampos”, de Ondjaki

Para celebrar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), os alunos foram desafiados a ler “O Convidador de pirilampos” e a partir da obra atreverem-se a imaginar e a criar. Assim, os docentes de EMRC dedicaram as Leituras Dialogadas do mês de outubro à exploração deste livro do escritor angolano Ondjaki, ilustrado por António Jorge Gonçalves. Por sua vez, a docente de EVT de 2.º ciclo recorreu à técnica da dobragem de papel para criar pirilampos cénicos.
A narrativa cativante e poética motivou vários alunos do 12.º B e do 8.º A a apresentarem o texto aos colegas do 2.º Ciclo, propiciando um trabalho colaborativo e uma articulação vertical entre os três níveis de ensino. À literatura juntaram a música e a dança e enriqueceram a expressão artística ao darem vida às palavras escritas, proporcionando uma experiência emocional e sensorial a todos os envolvidos direta e/ou indiretamente.
Foi desta forma que o realismo mágico da história do menino que, com imaginação e criatividade, “cientistou” os pirilampos e perdeu o medo do escuro, foi apresentado, no auditório da EBS Dr. Ferreira da Silva, no passado dia 31 de outubro.
Pretendeu-se dar voz à mensagem de esperança e de luz dos pirilampos, possível apenas num ambiente de liberdade, e reiterar a relevância que a esperança e a persistência têm na criação de um futuro mais brilhante.

Pirilampos 1

Escola Saudavel original 3nivel