JI Nogueira do Cravo

O Jardim de Infância de Nogueira do Cravo é um espaço pensado e organizado em função das crianças e adequado aos seus interesses e necessidades, integrado na comunidade e desenvolvendo interações com todas as estruturas dessa comunidade no sentido do bem estar e desenvolvimento de cada criança e sua família.

O espaço exterior é vedado por um muro baixo alteado com gradeamento. O recreio exterior tem piso anti choque, jardim relvado e equipamento de motricidade.

As crianças deste Jardim de Infância participam ativamente nos seguintes projetos: Projeto Eco-Escola, Plano Nacional de Leitura, Promoção para o Sucesso, Os Média no Agrupamento PASSEzinho, Escola Promotora de Saúde/Educação Sexual e Heróis da Fruta.

A Componente de Apoio à Família corresponde ao serviço de acolhimento, almoço e prolongamento de horário. Este serviço é compatível com o período de trabalho dos pais, garantindo a ocupação das crianças, de forma a promover a sua segurança e bem-estar privilegiando a livre escolha e brincadeira espontânea, para evitar a repetição de atividades realizadas na componente letiva. É dinamizado por duas Assistentes Operacionais contratadas pela Junta de Freguesia.

É da responsabilidade da Junta de Freguesia em colaboração, na sua coordenação, com a Educadora de Infância.

EB / JI Bustelo

A Escola Básica de Bustelo localiza-se no lugar de Bustelo, freguesia de São Roque, concelho de Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro.

O edifício é constituído por três salas de aula amplas, uma sala “contentor” para a Componente de Apoio à Família, onde são também servidas as refeições. Existe, ainda, uma pequena sala de apoio com copa.

A escola possui também dois pequenos átrios, com proteção e abrigo do vento, instalações sanitárias incorporadas, sendo duas para os alunos e duas para os professores, um logradouro coberto e um recreio amplo. Este último é vedado com muro e rede.

JI Largo da Feira

A Escola Básica com Jardim de Infância do Largo da Feira situa-se no Largo da Feira dos 27, na freguesia de Nogueira do Cravo, concelho de Oliveira de Azeméis.

O edifício escolar enquadra-se no tipo do Plano Centenário e possui três salas de aula e uma biblioteca.

Em edifício próprio, incluído no conjunto, funciona o Prolongamento Escolar, sendo este da responsabilidade da Associação de Pais e Encarregados de Educação. Naquele mesmo edifício funciona também um refeitório.

No recinto, destinado ao recreio, encontra-se instalado um pré-fabricado com duas salas de aula, onde funciona a pré.

Atualmente, os alunos estão distribuídos por duas turmas do 1º ciclo e uma turma do pré-escolar.

O corpo docente é constituído por dois professores e uma educadora. Nesta escola encontram-se também a desempenhar funções duas assistentes operacionais a tempo inteiro.

Esta escola apresenta-se assim como um espaço muito agradável, simpático, aprazível e acolhedor onde se gosta de estar e preocupada com a formação e aproveitamento dos seus alunos.

EB Maria Godinho

A Escola EB Maria Godinho situa-se no Largo Maria Godinho, freguesia de Nogueira do Cravo, concelho de Oliveira de Azeméis.

É uma escola de construção do tipo Indefinido e encontra-se em razoável estado de conservação.

Tem quatro salas de aula bem equipadas, uma biblioteca da RBE, uma pequena sala de professores, duas varandas cobertas, funcionando, em cada uma delas, as casas de banho.

Dispõe de um polidesportivo descoberto.

Contíguo à escola, e dentro do recinto escolar, existe ainda um edifício que funciona como OTL e refeitório, serviços estes de apoio aos alunos da escola.

EB/JI Faria de Baixo

A Escola Básica de Faria de Baixo tem um longo e prestigiado historial na Vila de Cucujães. Foi criada no ano de 1917, quando o Governo da Primeira República implementou um conjunto de medidas de generalização do ensino primário, e destinava -se a ministrar os quatro anos do currículo nacional ao público feminino. Veio a beneficiar de obras de restauro em 1973 e, já na última década, muitas intervenções têm vindo a qualificar este espaço e a garantir a qualidade de serviço educativo aí prestado. Hoje oferece às crianças de Cucujães um percurso escolar de sete anos, cobrindo o ensino pré-escolar e o 1º ciclo. Conta ainda com uma Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência, determinada a lutar pelo desenvolvimento integral destas crianças e a sua integração efetiva no sistema educativo. Oferece também uma Componente de apoio à Família, em parceria com os Serviços Educativos da Câmara Municipal e com a Associação de Pais, nas valências de prolongamento de horários durante o ano escolar, a ocupação de tempos livres nas interrupções letivas e serviço de refeitório. Hoje as suas crianças usufruem, neste espaço, de um campo de jogos com relvado sintético para a prática desportiva.

EB/JI do Picoto

A primeira escola primária a surgir no lugar do Picoto foi inaugurada em 10 de Janeiro de 1885 e destinava-se a servir o público masculino. Naquela época poucas crianças tinham acesso à instrução e, desse pequeno universo, muitos abandonavam precocemente a escola para ajudar os pais no sustento da família. O primeiro professor da escola do Picoto foi José Lopes Ribeiro de Almeida, natural de S. Miguel do Mato, do concelho de Viseu. Sucedeu-o na regência da mesma escola António José Ferreira de Almeida, natural da freguesia de Cucujães.
No início dos anos setenta, a escola do Picoto estava instalada no edifício que viria a ser a repartição de Finanças de Cucujães, mas encontrava-se num estado lastimável de degradação.
O então Presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Leopoldo Soares dos Reis, iniciou todo um processo de expropriação de seis mil metros quadrados de terreno para a edificação da nova escola primária no Picoto. Teria 16 salas de aula, doze casas de banho, um polivalente, uma cantina, uma cozinha, um gabinete médico e uma sala de professores. Contaria ainda com um recreio com campo de futebol e uma ampla caixa de areia para as crianças brincarem à vontade.
Nos tempos atuais, a Escola do Picoto acolhe o ensino pré-escolar e o 1º ciclo do Ensino Básico. Dispõe de uma acolhedora biblioteca escolar, carinhosamente apelidada de Picoteca, e complementada com uma sala de informática. Oferece ainda o serviço de Complemento de Apoio à Família, nas vertentes de prolongamento de horário, serviço de refeições e ocupação de tempos livres nos períodos de interrupção letiva.
Hoje, a ambição da sua comunidade educativa é a de qualificar os espaços mais degradados, renovar o parque infantil e construir uma portaria condigna que garanta níveis mais eficientes de segurança e o acesso coberto desde o estacionamento à entrada da escola.picoto

POCH

Escola Saudavel original 3nivel

siga

web selo 2023 2024

parceria saude escolar

Logotipo Selo EQAVET

Kiosk

consulta alunos 1

kiosk1

amiga

Bronze 2022 11 pt abe66

logo c autonomia web2

epis

selo eco web

moodle aefs

email aefs

Ligações úteis

tsf1
expresso1
jn
sol
rr1
Publico