Celebração dos 50 anos do 25 de abril de 1974

Esta atividade foi apresentada, no dia 27 de abril, a toda a comunidade escolar da escola Prof. Doutor Ferreira da Silva, às turmas do 9.º Ano da Escola Comendador Ângelo Azevedo e, da parte da tarde, na Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis, aos utentes, entre os quais se encontravam alguns que tinham contribuído com testemunhos. Criou-se um ambiente saudável, bem-disposto, de reflexão, mas também de animação, em que, com frequência a plateia cantou e interagiu com os alunos em palco. Um verdadeiro exercício de cidadania e de voluntariado.

Por fim, esta dramatização - Portugal, antes, durante e depois do 25 de abril - abriu-se a toda a comunidade educativa e concelhia, ao ser apresentada na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, no dia 5 de maio, pelas 21:30h, num verdadeiro diálogo intergeracional, numa autêntica articulação interdisciplinar (História A, Português, EMRC, Cidadania), contribuindo para a educação dos Direitos Humanos, para a reflexão sobre a Igualdade de Género e o cultivo dos Ideais Democráticos. Uma atividade que mobilizou conhecimentos e competências multidisciplinares e transdisciplinares: democracia; interculturalidade, respeito pelos direitos e liberdades fundamentais sem distinção, sensibilidade cívica; capacidade de comunicação e expressão criativa, relacionamento intrapessoal e interpessoal, competências técnico-artísticas...

Uma dramatização que, mais uma vez, colocou em diálogo o passado, o presente e o futuro e que culminou na voz jovem da Ana Miguel, do 11.ºB, de Ciências e Tecnologia, que combinou conhecimentos e reflexões transdisciplinares, eliminando a barreira entre as ciências ditas quantitativas e as ciências ditas qualitativas, num belíssimo apelo ao exercício efetivo e responsável da cidadania e à humanidade. Um texto combinado com a obra de arte da aluna Alexandra Pimenta, do 12.ºA, de Ciências e Tecnologia, que traduziu num trabalho plástico a essência do projeto EDA.

No dia 17 de junho, dia de Peregrinação Missionária, os discentes irão apresentar esta atividade na Sessão Missionária no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, com um espírito verdadeiramente humanista, centrado na pessoa e na dignidade humana.

Esta iniciativa continuou com a parceria da Fundação Manuel Brandão, situada em Cucujães, com a Sta. Casa da Misericórdia, com o Arquivo Municipal de Oliveira de Azeméis e com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

Escola Saudavel original 3nivel