5.º Encontro do projeto Erasmus + “Connection of Health and Daily Routines”, em Drobeta Turnu Severin, na Roménia

Dia 1 – 24/4

No primeiro dia, chegamos à escola e fomos recebidos de uma forma muito amável pelos colegas da Roménia com balões, cânticos e um pão para passar no sal, que é uma tradição romena para quem os visita pela primeira vez nas suas casas.

Como a escola se enconrava a celebrar a Green week, os alunos estavam a realizar atividades com materiais reutilizáveis. Para apresentar os seus trabalhos, fizeram um desfile, onde as crianças desfilaram com roupas feitas com materiais recicláveis. A escola fica localizada numa área rural, rodeada de campos, é muito acolhedora e diferente. Deu para perceber que eles valorizam muito mais as pessoas do que os bens materiais.

Depois desta receção, fomos para uma sala onde tivemos uma sessão de introdução às atividades a realizar no decorrer desta mobilidade. De seguida, fomos conhecer a escola e as suas respetivas turmas e jogamos um jogo para nos conhecermos melhor. Depois de um pequeno lanche, conhecemos a parte da escola vocacional, onde plantamos alguns legumes no jardim Erasmus. No final, recebemos diplomas pela nossa participação.

Ao almoço, foi-nos servida comida típica confecionada na escola, como sopa de galinha, Sarmale (rolinhos de couve recheados de carne e arroz), entre outras iguarias.

Este foi um dia muito importante, porque permitiu que nos conhecêssemos uns aos outros!

Dia 2 – 25/4

No dia 25 de abril, às 09:30h, fomos recebidos no Conselho do Condado de Mehedinti, onde o presidente nos contou algumas coisas sobre a Roménia, a província de Mehedinti e também sobre a sua cidade, Drobeta Turnu Severin.

De seguida, fomos recebidos no museu “Iron Gates” onde começamos por fazer algumas atividades em equipa, destacando-se uma em que os participantes fizeram desenhos com especiarias, como gengibre e pimenta.

Seguiu-se uma visita guiada ao museu, onde vimos muitas relíquias e acontecimentos históricos sobre o país e a sua cultura. Nesse museu vimos objetos da idade da Pedra, roupa tradicional Romena, entre outros.

Ainda neste museu, visitamos um “Aquário” com peixes de várias espécies, que conseguimos observar e tirar fotos.

Antes de almoço, fomos ainda recebidos por representantes da direção local de educação, onde cada grupo parceiro fez uma pequena apresentação e falou do projeto em si. Estava presente a comunicação social que entrevistou alguns dos presentes.

Depois de almoço, visitámos a “Water Tower”, onde pudemos ver uma pequena exposição de pintura. Tivemos oportunidade de subir ao cimo da torre para apreciar a vista da cidade.

Para terminar as atividades do segundo dia, fizemos apresentações sobre plantas medicinais e criamos um ervanário.

Nessas apresentações falamos sobre as plantas que levamos do nosso país e apresentamo-las aos parceiros. A equipa portuguesa falou sobre aloé vera, camomila, alecrim, menta e erva-cidreira.

De seguida, fizemos mais uma atividade em grupo, em que tivemos de responder a uma pergunta sobre o uso que fazemos das plantas medicinais no nosso dia a dia. No final, apresentamos as respostas a cada uma das perguntas que nos foram feitas.

Foi um momento de reflexão e partilha interessante sobre o uso que fazemos das plantas medicinais e dos medicamentos de origem química.

Dia 3 – 26/4

Na quarta-feira, começamos o dia com a visita à Danube Gorge, uma das maiores barragens da Europa e que liga a Roménia à Sérvia, sendo partilhada pelos dois países. Nas instalações da barragem visitámos um museu, tendo a guia, que nos acompanhou, dado a conhecer mais curiosidades sobre o Rio Danúbio e a própria Roménia. Este museu apresentava um corredor elegante preenchido de memórias (fotografias) da história deste país. Por último, vimos a sala das turbinas, seis no total, onde é produzida energia para ambos os países.

De seguida, fomos até Orşova, uma cidade nas margens do rio Danúbio, onde fizemos um cruzeiro no rio. Do barco pudemos contemplar belas paisagens nas margens dos dois países e monumentos únicos, tais como “O rosto de Decebalus”, um rosto esculpido numa rocha na margem do rio. A parte mais valiosa deste cruzeiro foi que, para além de termos tido a oportunidade de ver paisagens e monumentos maravilhosos, também pudemos passar o tempo a interagir com as pessoas dos diversos países, ou seja, a divertirmo-nos.

De seguida, dirigimo-nos para Pe malul Dunării, onde almoçamos num restaurante muito bonito com uma vista espetacular para o Danúbio. Após o almoço, para nos divertirmos e interagirmos mais com as outras culturas, ouvimos músicas e dançamos danças tradicionais dos diferentes países. Portugal apresentou, por exemplo, a dança tradicional do Regadinho. Foi uma tarde memorável, onde nos rimos muito e tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre cada um dos 4 países (Roménia, Turquia, Polónia e França - Martinica).

Dia 4 – 27/4

Na quinta-feira, visitámos uma localidade nova chamada Sisesti. Começámos o dia por visitar um museu etnográfico chamado Museum Gheorghe Ionescu, onde vimos vários trajes tradicionais e itens históricos desta região da Roménia. Depois visitámos uma escola primária muito bonita onde vimos crianças romenas muito fofas e simpáticas. A escola também tinha um museu etnográfico com itens históricos, mas mais voltado para a olaria (que é uma tradição desta região). A seguir visitamos um liceu, com salas de aula muito bonitas e corredores muito bem decorados. Após esta visita, dirigimo-nos para o ginásio, onde fomos presenteados com danças tradicionais e com uma desmonstração de olaria, que também pudemos experimentar. De seguida, fomos até Ponoarele e visitámos uma ponte natural chamava “God's Bridge” que é a maior da Roménia e a segunda maior da Europa. Vimos também uma gruta e tivemos oportunidade de andar num slide. Visitamos um novo museu etnográfico, mais pequeno, com tapetes tradicionais muito bonitos e vimos como é que eram feitos outrora. Depois, chegou, finalmente, a altura do almoço. Almoçamos em Câmpia Soarelui-restaurant, onde experimentamos comida típica. A parte exterior era muito bonita e, como estava bom tempo, terminamos a tarde no exterior a socializar.

Dia 5 – 28/4

Sexta-feira foi o nosso último dia. Começámos por fazer as apresentações sobre Health and Sustainable Development, no hotel, e o nosso trabalho sobre plantas medicinais. Fizemos também uma atividade que consistia em criar uma história com 3 imagens que nos foram dadas. Depois do coffee break, terminámos as atividades com um puzzle criado a partir de imagens de cada país (bandeira, comida, escola, monumentos...) onde cada grupo recebeu um troféu. A seguir às atividades, procedeu-se à entrega dos certificados de presença e fotos de grupo.

Depois do almoço, tivemos algum tempo livre para preparar o concerto de encerramento, o qual teve lugar às 16 horas, no Palace of Culture “Theodor Costescu”. O concerto teve início com uma surpresa preparada pela escola romena, a apresentação de canções tradicionais de cada país dançadas pelas alunas romenas. Os alunos romenos, vestidos a rigor com os seus trajes tradicionais, encantaram-nos ainda com várias danças tradicionais do seu país. De seguida, cada país apresentou duas canções tradicionais à sua escolha. A equipa portuguesa cantou as canções "Melhor de mim", de Mariza, e a canção tradicional "A saia da Carolina", para a qual criamos uma coreografia. Após todas as apresentações tivemos um tempo para nos despedirmos e conviver. Foi um momento muito especial.

Esta foi uma semana muito enriquecedora onde adquirimos novos conhecimentos, fizemos novas amizades e desenvolvemos as nossas competências comunicativas e sociais. Trouxemos connosco novos conhecimentos e boas memórias. Agradecemos aos parceiros romenos a sua hospitalidade e simpatia.

Escola Saudavel original 3nivel