Galardão Eco-Escolas

Refira-se que a totalidade das escolas e jardins-de-infância do Agrupamento se candidatou ao Projeto Eco-Escola, com base num percurso em comum, numa parceria ativa, alicerçada etapa a etapa, atividade a atividade, materializando um projeto vasto e abrangente de concretização das metas ambientais no Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva.

Como objetivo transversal a todos os intervenientes, alunos, professores, pais e encarregados de educação está a aplicação de conceitos e ideias de educação ambiental à vida quotidiana da Escola/Agrupamento e da comunidade envolvente, proporcionando-lhes a tomada de consciência de como simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o ambiente global na lógica dos pressupostos da Agenda 21 “Pensar globalmente, agir localmente”.

O arrecadar de uma assentada as 8 “Bandeiras Verdes” testemunha a existência, no Agrupamento de Escolas, de um programa de educação ambiental coerente que cumpre a metodologia proposta pelo Programa Eco-Escolas da Fundação para a Educação Ambiental constituindo, por sua vez, um comprometimento relativamente ao investimento na continuidade do Programa Eco-Escolas nestes estabelecimentos de ensino.

Saliente-se que os estabelecimentos que agora passam a ostentar o novo Galardão Bandeira Verde 2016 são: a Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, EB/JI do Picoto, Escola Básica Maria Godinho, EB/JI de Faria de Baixo, o JI do Largo da Feira, JI de Nogueira do Cravo e a EB/JI de Bustelo.

Nesta cerimónia, as crianças do projeto Eco-Escolas do Jardim de Infância de Bustelo viram o seu esforço e criatividade reconhecidos pela ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa com a atribuição do primeiro prémio a nível nacional - Escalão 1: Pré-Escolar e 1.º ciclo - ao seu “Poster Eco Código 2015-2016”, de entre as 1307 escolas concorrentes. O Poster Eco-Código é um código de conduta ambiental, uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, um conjunto de princípios e valores que todos os membros da comunidade devem observar no dia a dia.

No âmbito do 20.º aniversário do Programa Eco-Escolas, a Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo foi distinguida por implementar o programa ininterruptamente ao longo de 15 anos, bem como a professora Coordenadora do Projeto, a professora Sónia Luísa Martins.

A festa, que durou todo o dia, juntou perto de 5.000 participantes (alunos, professores, municípios e outros convidados) que puderam usufruir de atividades diversificadas de carácter lúdico e pedagógico, para além de exposições e atuações ao vivo no Palco Eco-Mostra de várias crianças e jovens, bem como do cantor Filipe Pinto que apresentou o seu novo trabalho no âmbito do projeto Planeta Limpo.

O espetáculo dos Xutos e Pontapés, que desta forma apadrinharam os 20 anos Eco-Escolas com a sua presença na “Gala Eco-Escolas”, foi um dos pontos altos da tarde, que culminou com a entrega da Bandeira Verde 2016 a cada uma das escolas presentes. 

O entusiasmo e a satisfação foram a nota dominante de toda a comitiva do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, pois, ao seu palmarés de “Eco-Agrupamento“ vê agora e em simultâneo ser distinguido com o primeiro prémio nacional “Poster Eco-Código”, bem como o reconhecimento pelos 15 anos de implementação do programa Eco-Escolas e o recolher de 8 “bandeiras verdes” premeia o trabalho assertivo, conjunto e articulado de todos os envolvidos no projeto e foram muitos para se atingirem estes objetivos.

Escola Saudavel original 3nivel