Dia Mundial da Luta Contra a Obesidade

A obesidade infantil está a aumentar em todo o mundo. Trata-se, portanto, de um dos principais problemas de saúde pública atuais!

É considerada uma doença crónica e, simultaneamente, um fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças crónicas.

A mudança dos estilos de vida, nomeadamente do padrão alimentar e da atividade física, são componentes de extrema importância na terapêutica do excesso de peso, independentemente do grau e do recurso concomitante a fármacos ou à cirurgia da obesidade.

Os hábitos alimentares desajustados são uma das principais causas da elevada taxa de obesidade infantil em Portugal!

As crianças são constantemente alvo de publicidade a alimentos ricos em gordura saturada, sal e açúcar, assim como a bebidas açucaradas. Este marketing irá influenciar as escolhas, preferências e o próprio consumo das crianças, sem que estas e os pais se apercebam! Os pais deverão ter um papel ativo, limitando o tempo de ecrã e promovendo uma análise crítica juntos dos filhos relativamente à qualidade e credibilidade dos conteúdos. Desse modo, a criança irá aprender a filtrar a informação a que é exposta!

A obesidade infantil combate-se com persistência, com apoio profissional multidisciplinar e com o apoio de toda a família que é essencial!

As atividades e as avaliações antropométricas realizadas no dia 15 de maio, na EB Comendador Ângelo Azevedo, para celebrar o Dia Mundial da Luta Contra a Obesidade, tiveram como propósito e objetivo informar os alunos e incentivá-los à diminuição do valor energético das refeições diárias (redução da ingestão de açúcares, aumentar a proporção de hortícolas, diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura e sal), adotar padrões de refeição regulares, diminuir a velocidade da ingestão e a prática de atividade física regular!

Na infância, é necessária uma ingestão alimentar apropriada, de forma a assegurar um crescimento adequado e um bom estado de saúde.

Com a mudança de comportamentos alimentares das crianças para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis, poderá assegurar um estado de saúde adequado que perdure ao longo da vida.

Escola Saudavel original 3nivel