Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

A 16 de outubro, um pouco por todo o mundo, abordam-se as questões relacionadas com a Alimentação Saudável.

A nossa Escola, através dos docentes de Ciências Naturais do 3ºciclo e professora bibliotecária, dinamizou uma vez mais a atividade intitulada “Alimentação Saudável e Sustentável”, que teve como objetivos principais: sensibilizar a comunidade escolar para a prática de hábitos alimentares saudáveis, fomentar uma hidratação adequada ao nosso organismo e alertar para o desperdício alimentar.

A iniciativa consistiu na elaboração de mensagens/slogans alusivos à temática, na degustação de cinco tipos diferentes de chá (funcho, erva-cidreira, erva-príncipe, hortelã e lúcia-lima) e de dois tipos de bolachas de fabrico artesanal (8 areias e de aveia), na construção de molduras com a identificação e localização das plantas selecionadas e exposição de exemplares das mesmas. Juntou-se também a história da origem do chá, um painel alusivo e um texto em inglês sobre o tradicional “chá das 5”.

Toda a comunidade escolar participou, deixando no dia 16 de outubro a sua mensagem que foi trocada por uma senha-oferta que dava direito à degustação do chá e das bolachas.

O trabalho colaborativo nas diferentes disciplinas veio demonstrar um resultado bastante positivo, no encontro de soluções, no treino e na aquisição de competências, no desenvolvimento da autonomia e no relacionamento interpessoal, entre outras competências.

Constatou-se que esta atividade, sendo diferente, cumpriu os objetivos previstos, contribuindo e despertando a comunidade para uma maior sensibilização, aposta e prática numa Alimentação Saudável e Sustentável, numa sociedade de consumo exagerado e ainda pouco sensível às questões da sustentabilidade do nosso planeta.

Escola Saudavel original 3nivel