Galardão Eco-Escolas

Como objetivo transversal a todos os intervenientes está a aplicação de conceitos e ideias de educação ambiental à vida quotidiana da Escola/Agrupamento e da comunidade envolvente, proporcionando-lhes a tomada de consciência de como simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o ambiente.

A conquista das 8 “Bandeiras Verdes” testemunha a existência, no Agrupamento de escolas, de um programa de educação ambiental coerente que cumpre a metodologia proposta pelo Programa Eco-Escolas da Fundação para a Educação Ambiental constituindo, por sua vez, um comprometimento relativamente ao investimento na continuidade do Programa Eco-Escolas nestes estabelecimentos de ensino.

Refira-se que os estabelecimentos que agora passam a ostentar o novo Galardão Bandeira Verde 2018 são: a Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, EB/JI do Picoto, Escola Básica Maria Godinho, EB/JI de Faria de Baixo, JI do Largo da Feira, Jardim de Infância de Nogueira do Cravo e EB/JI de Bustelo.

Nesta cerimónia, os alunos do Agrupamento de Escolas viram o seu esforço e criatividade reconhecidos pela ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa com a atribuição do 3º prémio a nível nacional ao seu “Poster Eco Código 2018”, de entre as 570 escolas concorrentes. O Poster Eco-Código é um código de conduta ambiental, uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, um conjunto de princípios e valores que todos os membros da comunidade devem observar no dia a dia.

A festa, que durou todo o dia, juntou perto de 4.000 alunos (em representação de mais de um milhar de escolas). Para além de uma Eco-Mostra, exposições, jogos, ateliers, dramatizações e outras atividades, o dia ficou marcado pela Gala Eco-Escolas durante a tarde.

Para os responsáveis pelo Projeto, o entusiasmo e a satisfação são a nota dominante, pois, no seu entender, a distinção como Eco-Agrupamento, bem como, ser em simultâneo distinguido com o terceiro prémio nacional “Poster Eco-Código” e recolher 8 “bandeiras verdes” premeia o trabalho desenvolvido ao longo de mais um ano letivo.

Escola Saudavel original 3nivel