Celebração do dia da Terra

No dia 22 de abril assinala-se o Dia da Terra. Este ano, esta data comemorativa teve como tema - Investir no planeta - alertando para o momento de mudar. Agora é o momento de preservar e proteger a nossa vida promovendo um desenvolvimento sustentável que não ponha em causa a qualidade de vida das gerações futuras.

Assim, no âmbito de um projeto interdisciplinar, a turma do 11ª A da Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva preparou uma apresentação com vários momentos de reflexão e apoio às causas ambientais.

Nesse intuito, fizeram uma adaptação do conto “A Christmas Carol” de Charles Dickens, à qual chamaram “An Eco-Carol” (Um Eco conto), pretendendo mostrar os erros que a humanidade cometeu no passado, e está a cometer no presente, bem como as possíveis consequências desses atos para o futuro do planeta Terra. No fim foram distribuídas plantas com a intenção de futuramente serem plantadas, representando assim, a esperança de um futuro mais verde, pois é, plantando árvores, que se pretende dar o primeiro para a mudança.

Durante esta atividade, teve lugar também um momento de palestra com a Bióloga Lara Nunes, em representação da associação Bioliving, para ajudar a debater algumas questões relacionadas com a biodiversidade e sustentabilidade, bem como o que podemos fazer para contribuir para a preservação do meio ambiente.

O encontro foi encerrado com uma versão adaptada da canção “Heal the World” de Michael Jackson, a qual pretendeu transmitir a ideia de que se todos trabalharmos em conjunto poderemos viver num mundo melhor.

É de referir que os alunos tentaram reforçar a ideia de que os jovens têm um papel muito importante a desempenhar na preservação do nosso planeta, e, é com eles que o planeta Terra conta para a mudança dos maus hábitos cometidos pelas gerações passadas.

“Nós, jovens, como representantes das sociedades futuras, queremos fazer parte desta ação, queremos ser agentes ativos da transformação do nosso planeta num lugar mais limpo, seguro e saudável para as gerações futuras.”

“We are never too little or too young to make a difference.”

O resultado deste projeto pode ser visto em: https://padlet.com/marciacbsilva/f02ujuom7pn1dsud

POCH

Escola Saudavel original 3nivel

siga

web selo 2023 2024

parceria saude escolar

Logotipo Selo EQAVET

Kiosk

consulta alunos 1

kiosk1

amiga

Bronze 2022 11 pt abe66

logo c autonomia web2

epis

selo eco web

moodle aefs

email aefs

Ligações úteis

tsf1
expresso1
jn
sol
rr1
Publico